quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Cruz de Portugal

O Monumento


A nascente da cidade de Silves, encontra-se um cruzeiro denominado Cruz de Portugal.


Esta obra, classificada como Monumento Nacional desde 1910, mede cerca de 3 metros de altura, ostenta um elaborado trabalho escultórico.


A face poente apresenta Cristo crucificado opondo-se a Pietá, Cristo descido da cruz nos braços de sua mãe, o tronco da cruz é ornado por lenhos entrançados e podados.


O Livro



Natural de S.Bartolomeu de Messines, concelho de Silves. Licenciado em História e Mestre em História Contemporânea de Portugal, José Gonçalves lecciona no Colégio Internacional de Vilamoura desde 1987, onde tem desenvolvido alguns projectos educativos bem sucedidos.




Sinopse:

Um romance fascinante sobre a instauração da República e os heróis que combateram na Primeira Grande Guerra.


"Tenho uma história para vos contar, mas não sei por onde começar. Eu devia andar pela idade de atirar pedras aos pardais quando a República tomou conta do meu país. A partir daí nunca mais tive descanso.

O meu pai enfiou comigo numa quinta, a trabalhar que nem um mouro para me tornar republicano, e depois mandou-me para Lisboa, para estudar e me tornar merceeiro.

E o meu governo mandou-me para um quartel em Tavira, para me tornar soldado, e depois despachou-me para França, para as trincheiras da Grande Guerra, onde vivi o Inferno.

Ditas as coisas assim, até parece que tive alguma culpa do que aconteceu no 5 de Outubro, mas juro-vos: não tive nada a ver com a revolução republicana, eu até nem sabia o que era uma República!

Mas, apesar dos contratempos, posso dizer-vos que encarei o meu destino como um verdadeiro patriota, um verdadeiro republicano.

Até àquele momento em que me lembrei que, ao longo da vida, somos sempre confrontados com dois destinos e temos forçosamente que optar por um deles.

No momento decisivo da minha vida, optei pelo destino errado..."

Sem comentários:

Enviar um comentário