quinta-feira, 23 de abril de 2009

A Igreja Matriz de S. Bartolomeu de Messines

«A Igreja Matriz de S. Bartolomeu de Messines é um dos símbolos mais importantes do património histórico-cultural da freguesia. Imóvel de Interesse Público (Dec. N.º 40 361/55), tem o orago de S. Bartolomeu de Messines, santo que teve o seu culto ligado a esta terra desde muito cedo. [...]

Desconhece-se a época da sua construção, bem como a época da criação da paróquia. Sabe-se que a igreja já existia no século XVI, pois datam de 1595 os seus registos paroquiais mais antigos. Dessa centúria serão as suas colunas manuelinas de toros torcidos, único conjunto quinhentista desse tipo conhecido no Algarve. O tecto da sacristia tem a data de 1615, o frontispício da porta principal tem a de 1716.


Exteriormente, é o vermelho baço que perdura, pela cor ruiva do grés vermelho, adocicado pelo branco da cal. [...]»Ligne, Artur. "Freguesia de Messines". Tribuna do Algarve. N.º 150, 31 de Maio de 2004.

Texto retirado de : http://www.blogger.com/%3Ca


Fundada durante o reinado de D. Manuel I, a Igreja Matriz de S. Bartolomeu de Messines seria profundamente remodelada em sucessivas campanhas de obras efectuadas entre 1713-1716 e os anos de 1778 a 1782. O resultado destas intervenções foi um nítido contraste entre o seu exterior barroco e parte do espaço interno original. Aberta para um pequeno adro, a fachada é delimitada por dois cunhais de grés vermelho, rematados por pináculos alteados.

O centro do pano caiado é rasgado por um portal de linhas barrocas, composto por duas colunas torsas, forte entablamento ressaltado e moldurado, com pináculos, sobre o qual se abre janelão delimitado por pilastras caneladas com mísulas e molduradas por volutas, encimado por frontão interrompido.

A ambos os lados do portal estão duas janelas rectangulares de moldura em grés vermelho, enquanto a empena da igreja é estabelecida por linhas contracurvadas, terminada por remate triangular e encimada por uma cruz latina em ferro.

Mais recuada encontra-se a torre sineira de linhas barrocas e coberta por uma cúpula simples. O interior apresenta um corpo repartido em três naves, ritmadas por arcaria repousando sobre colunas torsas em grés vermelho e que sustentam a cobertura em madeira apainelada, no centro do qual está uma simbólica pintura do Espírito Santo.

De grandes proporções é o púlpito em mármore, mostrando um notável jogo barroco entre o cromatismo e as formas geométricas do mesmo. No lado da Epístola sobressai uma capela manuelina, a do Santíssimo Sacramento, coberta por uma abóbada artesoada de nervuras que repousam em mísulas e cujo florão central ostenta a Cruz de Cristo.



Outra capela, dedicada às Almas, é revestida com belos azulejos setecentistas.

Na capela-mor sobressai um retábulo rocaille de grande envergadura, com a tribuna pronunciada e preenchida por um trono eucarístico, estando esta estrutura retabular assinalada com a data de 1788. Esta igreja algarvia está classificada desde 1955 como Imóvel de Interesse Público ( I.I.P.).


Texto retirado de : http://www.infopedia.pt/$igreja-matriz-de-s.-bartolomeu-de-messines

FOTOS














Sem comentários:

Enviar um comentário