quinta-feira, 23 de abril de 2009

Amizade, Afecto e Amor





Projecto Partilhar Afectos

PARTILHAR AFECTOS é um projecto de voluntariado da Santa Casa da Misericórdia de Lamego tendo por finalidade a criação de vínculos entre os utentes e/ou menores acolhidos com a comunidade envolvente, tentando a sua (re) inserção na sociedade como membros activos.
O voluntariado é o conjunto de acções de interesse social e comunitário, realizadas de forma desinteressada por pessoas, no âmbito de projectos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade, desenvolvidos sem fins lucrativos por entidades públicas ou privadas.

Presentemente vivemos numa sociedade economicista em que os valores morais, como a amor, o carinho e o afecto pelo próximo passam praticamente despercebidos. É urgente sensibilizar a comunidade para a partilha de afectos sob os grupos mais vulneráveis.

Ser-se voluntário é muito mais que marcar presença numa instituição. Ser-se voluntário pressupõe um assumir de responsabilidade em detrimento de outrem. A partir do momento em que se entra na vida destas pessoas, está-se a admitir a criação de um pequeno laço e a acreditar na velha máxima “é através de pequenos gestos, que se fazem grandes feitos”. É imperativo criar um mundo mais igualitário, em oportunidades e acessos, é uma tarefa que cabe a cada um de nós! Um único individuo não consegue mudar o mundo, mas com um simples gesto pode melhorar a vida de alguém!




Fala-se do amor das mais diversas formas: amor físico, amor platônico, amor materno, amor a Deus, amor a vida. É o tipo de amor que tem relação com o caráter da própria pessoa e a motiva a amar (no sentido de querer bem e agir em prol).

Amar também tem o sentido de gostar muito, sendo assim possível amar qualquer ser vivo ou objeto.

A amizade é uma das mais comuns relações interpessoais que a maioria dos seres humanos tem na vida.

A amizade leva a um sentimento de altruísmo e lealdade, ao ponto de colocarmos os interesses do outro à frente de seu próprio interesse. Amizade resume-se em lealdade, confiança e amor, seja fraterno ou mais profundo



O amor pode ocorrer não importando os níveis: se social, afetivo, paternal, maternal, ou fraternal (entre irmãos e companheiros).

Todos carecem de amor e querem reconhecer esse sentimento em si e nos outros, não importando idade ou sexo. O amor é vital para nossas vidas como o ar, e é notoriamente reconhecido que sem amor a criatura não sobrevive conquanto o amor equilibra e traz a paz de espírito quando é necessário.


Afectividade é a relação de carinho ou cuidado que se tem com alguém íntimo ou querido.
É o estado psicológico que permite ao ser humano demonstrar os seus sentimentos e emoções a outro ser vivo. Pode também ser considerado o laço criado entre humanos, que, mesmo sem características sexuais, continua a ter uma parte de "amizade" mais aprofundada.

Afeição (vinda de afecto), é representado por um apego a alguém ou a alguma coisa, gerando carinho, saudade (quando distantes), confiança e intimidade, o termo perfeito para amor entre duas pessoas. O afeto, é um dos sentimentos que mais gera autoestima entre pessoas (principalmente jovens e idosos), pois produz um hormônio que garante o bem-estar do corpo.

Um conjunto de fenômenos psíquicos que se manifestam sob a forma de emoções, sentimentos e paixões, acompanhados sempre da impressão de dor ou prazer, de satisfação ou insatisfação, de agrado ou desagrado, de alegria ou tristeza.

Texto retirado de : http://pt.wikipedia.org/wiki/

Sem comentários:

Enviar um comentário