domingo, 24 de maio de 2009

Janelas






Portal concebido para cegos e ambliopes. Contém notícias, informações úteis, links e software.


O portal LERPARAVER nasceu a 26 de Novembro de 1999 pelas mãos de dois amigos cegos portugueses, residentes no Porto, Daniel Serra e António Silva, sendo, actualmente, o maior portal em língua portuguesa dedicado a deficiência da visão.


Este portal não se destina apenas à utilização por parte de pessoas cegas ou com baixa visão, destina-se a todas as pessoas que se interessam pessoal e profissionalmente por esta temática.
Neste espaço encontrará notícias, informações úteis, fóruns, blogs, ligações a páginas sobre o mesmo tema, artigos, manuais, truques para a vida diária, transferência de ficheiros e muito mais.


Embora seja originado, mantido e coordenado pelos seus fundadores, trata-se de um espaço colectivo, em que qualquer pessoa pode colaborar publicando conteúdo, contribuindo assim para a partilha de informação e enrequecimento desta comunidade virtual.






Caiada a branco e azul, a casa é soalheira e está situada à beira da estrada. Ao cruzar os portões transpira-se um ambiente informal e acolhedor. Os sorrisos espelham-se nos rostos curiosos que olham de soslaio quem chega de novo. A casa já é antiga e reclama obras, mas o trabalho que ali se constrói diariamente vai além daquelas paredes


Em Angra do Heroísmo, na Terceira, nos Açores, a Associação Cristã da Mocidade (ACM) foi pioneira na intervenção na área da deficiência, numa altura em que não havia respostas na ilha. A crise do sismo de 80 que abalou o parque habitacional da ilha motivou o aparecimento desta instituição particular de solidariedade social, inicialmente exclusivamente dedicada à reconstrução de habitações, que depois eram doadas à população mais carenciada.


Nesse trabalho os dirigentes aperceberam-se da grande lacuna de respostas para a população com deficiência, que estava votada ao abandono, e cuja percentagem era bastante considerável. Sem grandes infra-estruturas, começaram por arrendar uma casa perto do centro da cidade de Angra e como não tinham meios de transporte próprios pagavam os bilhetes de autocarro aos utentes para que se pudessem deslocar-se de toda a ilha até à instituição.
(...)




Uma janela que se abre


Abril 4, 2009 por contadores.destorias


Um blog onde os Contadores d’Estórias colocam histórias de que gostam e que querem partilhar. Sirva-se e dê-lhes vida! Quer também recebê-las por email? Procura histórias sobre um algum tema ou para um fim específico?


Os nossos objectivos são meramente pedagógicos, sem qualquer interesse financeiro.







Uma janela de ‘serviço público’


Base temática de música portuguesa no Centro Virtual Camões

O acesso à base temática do Centro de Informação da Música Portuguesa (CIMP)/Miso Music Portugal, a partir do Centro Virtual Camões (CVC), está operacional desde o final de Janeiro no endereço http://cvc.instituto-camoes.pt/conhecer/bases-tematicas/musica-portuguesa-dos-secs-xix-xx-e-xxi.html, dotando a plataforma digital do Instituto Camões (IC) de um novo recurso, quer para especialistas quer para o grande público.


O CIMP, projecto implementado entre 2001 e 2004, pelos músicos Miguel Azguime e Paula Castro Guimarães, criadores do Miso Ensemble, com um investimento de 296 mil euros, suportado por fundos do FEDER e do POSI (Programa da Sociedade da Informação), foi inaugurado em linha em Janeiro de 2006, segundo os seus fundadores, que fazem questão de o apresentar como um «serviço público», pelas suas características de gratuidade, universalidade e de promoção da música portuguesa no estrangeiro.


«É uma grande janela aberta para intérpretes, programadores e melómanos estrangeiros a quem interesse a música portuguesa. É a primeira vez que é possível ter acesso e pesquisar a música portuguesa, saber quem são os seus activos agentes - os compositores, os intérpretes, encontrar as obras, ouvir fragmentos, ver partituras e, eventualmente, vir a tocar, que é o nosso objectivo», afirma o criador e intérprete da ópera multimédia O Itinerário do Sal.





Uma Janela aberta à família


Projecto apontado como exemplo de inovação na área da promoção da saúde.


Projecto «Uma Janela Aberta à Família» da ARS Algarve, IP e IDT Algarve, IP, referenciado no Relatório de Primavera do Observatório Português dos Sistemas de Saúde como um exemplo de um projecto inovador na área da protecção e promoção da saúde e do apoio aos estilos de vida saudáveis.


O Relatório de Primavera do Observatório Português dos Sistemas de Saúde no capitulo dedicado às «Respostas inovadoras em Saúde», elogia o Projecto «Uma Janela aberta à família», salientando que se trata «de uma iniciativa inovadora no âmbito da promoção da saúde e do apoio a estilos de vida saudáveis».


A evocação dos valores da família, da importância dos afectos e do estabelecimento de comunicação entre pais e filhos, são outros dos aspectos focados no Relatório como um «valor acrescentado» no projecto.


«É uma inovação simples, universal e contínua, em que se facilita aos pais o acesso a informação sobre a educação dos filhos, nas mais diferentes áreas», destaca o documento do Observatório Português dos Sistemas de Saúde, explicando ainda que o projecto «pretende responsabilizar os pais pelo futuro das crianças, mas sempre apoiando e fomentando as capacidades inerentes à paternidade e à maternidade, com a finalidade de aumentar os factores de protecção, evitando comportamentos de risco e estabelecendo como princípios essenciais de educação a auto-estima, a disponibilidade, as regras e o afecto».







Publicado por Casa dos Bits às 08.00h no dia 24 de Março de 2006.


O Museu das Notícias é um espaço de interacção com a informação noticiosa produzida em todo o mundo. Como os próprios o definem, tem como principal objectivo ajudar público e órgãos de informação a entenderem-se melhor entre si.


Existe fisicamente desde 1997 e a sua presença na Internet também não é uma novidade mas merece destaque pela selecção de informação, cartoons, foto-reportagem e outros trabalhos que prestigiam o acto de informar.


Para quem pretende saber mais sobre o Museu físico, está disponível uma visita virtual pelas novas instalações em Washington. Num estilo inconfundivelmente americano é possível ainda obter informação sobre todos os passos da construção do moderno edifício.


Sem comentários:

Enviar um comentário