sábado, 9 de maio de 2009

Igreja de S. Pedro

Situa-se na zona ribeirinha, no Largo de S. Pedro.

A primitiva ermida medieval, mandada fazer pelos mareantes, foi totalmente reconstruída nos meados do século XVI. O novo templo passou a ser sede da recém-criada freguesia de S. Pedro, que foi entregue à Ordem Militar de São Tiago, em troca da cedência da Igreja Matriz de Santa Maria para assento episcopal.
Os efeitos do terremoto de 1755 foram tão graves que originaram profundas modificações arquitectónicas, realçando-se, nesta intervenção, o carácter revivalista, próximo dos valores da arqui- tectura chá dos finais do séc. XVI. As novas colunas foram feitas em 1760, imitando. as da Igreja da Sé.

Foi responsável por esta reconstrução o mestre entalhador farense Manuel Francisco Xavier.

Conserva, no seu interior, significativas manifestações dos séculos XVII e XVIII, com realce para a capela-mor e para as capelas do Santíssimo Sacramento e de Nossa Senhora da Vitória.




Capela das Almas
Esta capela foi administrada, desde o século XVII, pela Confraria das Almas. A ela pertenciam os mesteirais, trabalhadores «mecânicos», encontrando-se inscritos no Livro dos Assentos dos Irmãos, pedreiros, tanoeiros, cordoeiros, surradores, alfaiates, pintores, etc.
Atendendo a que o terramoto de 1755 destruiu parcialmente esta capela, tornou-se necessário proceder à sua reconstrução. O anterior retábulo, construído a partir de 1723,por um dos seus confrades, o entalhador Manuel Martins, foi reformulado, em 1763, tendo-se aproveitado parte da anterior talha.

Testemunhando um espírito de emulação com os mareantes, que administravam a capela fronteira, mandaram enquadrar a talha com painéis de azulejos figurativos representando a Salvação das Almas do Purgatório.










Erguida no séc. XVI no local de uma ermida do séc. XV da devoção dos mareantes, sofreu profundas modificações após o terramoto de 1755. Pórtico em estilo maneirista (final do séc. XVI), com nicho contendo a imagem do orago. Interior de três naves, com colunas que são cópia das existentes na Sé Catedral, instaladas na reconstrução no séc. XVIII. Capela-mor com retábulo de talha do final do séc. XVII, pertencente ao período do Barroco Experimental. Capela de Nossa Senhora da Vitória, pertencente ao Compromisso Marítimo, exemplar importante da talha "rococó" (terceiro quartel do séc. XVIII). Capela do Santíssimo Sacramento, com profusa decoração em talha ao gosto barroco, integrando um baixo-relevo representando a última Ceia (meados do séc. XVIII). Capela das Almas, com retábulo em talha e um importante núcleo de azulejos decorativos (séc. XVIII). Uma imagem em pedra de Nossa Senhora da Esperança (séc. XV), proveniente de uma antiga ermida, e uma Santa Ana de excelente modelação, atribuída ao escultor Machado de Castro (séc. XVIII), integram o valioso espólio desta igreja que inclui ainda telas e imagens provenientes de conventos laicizados no séc. XIX.
Texto retirado de : http://www.visitalgarve.pt/visitalgarve/vPT/DescubraARegiao/Concelhos/Faro/Cidade/?res=1280x1024

Sem comentários:

Enviar um comentário