terça-feira, 5 de maio de 2009

FIESA

Festival Internacional de Escultura em Areia

As esculturas de areia são algo que fascina a nossa sociedade, no Verão realizam-se concursos, artistas dão largas à imaginação para criarem trabalhos fantásticos.



Fiesa é nada mais nada menos que o evento em que aparecem as maiores e mais interessantes esculturas em areia do mundo. São imagens incríveis. Tanto que parece montagem, mas não é. O evento acontece entre Pera e o Algôz, concelho de Silves, e está prestes a ter uma nova edição este ano.
Fiesa 2009 terá início no dia 22 de maio com o início da construção das esculturas. De 22 de setembro a 22 de outubro, a ‘cidade de areia’ estará exposta a visitantes.

Em 2008 teve esculturas com diversos temas, entre eles, Flinstones, Garfield, Parque dos Dinossauros (Jurassic Park), Et’s, Guerra nas Estrelas (Star Wars) com Dath Vader, Carros, Animais, elefantes, Deserto, Egito, Esfinge, Hollywood, Vampiro, Dragão, Cemitério, Fred Kruger, Harry Potter, Homem-Aranha (SpiderMan), Batman, O Incrível Hulk, Charles Chaplin, SuperMan, A Pantera Cor-de-rosa (Pink Panther), Os Simpsons,…
Agora é aguardar ansiosamente para descobrir o que terá de novidade em 2009. Para saber mais sobre o evento, visite o site oficial clicando aqui.



HOLLYWOOD foi o tema da 6ª edição do FIESA 2008, a decorrer em Pêra, no Algarve.
Uma viagem fabulosa através dos mais belos cenários dos filmes de Hollywood, neste que é o maior evento mundial de escultura em areia, único na Peninsula Ibérica.Ficção, humor e fantasia, são alguns dos ingredientes que podemos encontrar representados em areia, que farão as delicias de pequenos e graúdos numa visita sem dúvida inesquecivel, ao reino da fantasia. De dia admire as esculturas em todo o seu pormenor e à noite deixe-se seduzir por um ambiente fantástico, com uma programação variada de música ao vivo, teatro, dança e artes performativas.


Maravilhas do Mundo foi o tema da 5.ª edição do Festival Internacional de Escultura em Areia - FIESA 2007.

Fotos do FIESA 2007 em: http://minhasorigens.no.sapo.pt/Fiesa%202007.html

Em 2006, subordinado ao tema «Mitologias», o FIESA teve trinta artistas, oriundos de vários países, a esculpir 30 mil toneladas de areia numa área que se estende por 15 mil metros quadrados.

Fotos do FIESA 2006 em: http://www.esculturasemareia.com/portugues/portfest2006/abreportfest2006.html


"Mundos Perdidos" no FIESA 2005

Festival de esculturas em areia faz alusão às várias culturas e civilizações existentes no mundo ao longo dos tempos.

O 3º Festival Internacional de Esculturas em Areia (FIESA 2005) abriu dia 25 de Maio, ao público, mostrando trinta mil toneladas de areia esculpidas em monumentos, artefactos e cenas significativas de antigas culturas e civilizações.


Texto retirado de : http://www.diario-online.com/noticia.php?refnoticia=48492

Fotos do FIESA 2005 em:
http://artalexandre.blogspot.com/2007/12/esculturas-na-areia.html


O FIESA 2004 foi o II Festival Internacional de Escultura em Areia organizado pela ProSandArt, desta vez explorando o tema “Histórias de Encantar”, e decorreu em Pêra, no Algarve.

A construção deste mega-parque de esculturas em areia iniciou-se em finais de Março e contou com a participação de vinte e cinco escultores, especialistas na construção em areia e oriundos de vários países do mundo.


Texto retirado de : http://www.prosandart.com/fiesa2004/oevento.htm

Subordinado ao tema “Terra de Sonhos”, o FIESA 2003 consiste na construção de uma enorme “cidade” em areia, constituída por figuras esculpidas por um conjunto de artistas de vários países. A “Terra de Sonhos” nascerá numa área de 15 quilómetros quadrados, repleta de cenas representativas da cultura portuguesa e do imaginário colectivo, com peças que atingirão mais de 15 metros de altura.

Texto retirado de : http://www.diario-online.com/noticia.php?refnoticia=23107

FOTOS FIESA 2004 e 2006




















Sem comentários:

Enviar um comentário