domingo, 19 de abril de 2009

Ruinas de Milreu

Ruinas de Milreu

Situadas junto a Estoi, 9 Km a Norte de Faro, perto da estrada que segue para S. Brás de Alportel, as ruínas apresentam a descoberto um complexo edificado do século III, constituído por uma casa senhorial de grandes dimensões, as instalações agrícolas, um balneário e um templo. Estão ainda por explorar as construções iniciais, do século I.


A villa foi embelezada com mosaicos, nomeadamente, a nascente do peristilo, com a representação de fauna marinha. Esta temática repete-se nas paredes da banheira do pequeno frigidarium das termas do lado poente, onde os peixes representados são exageradamente gordos. Esta particularidade é intencional, pois vistos através da água, por ilusão óptica, não só aparentavam mover-se, como as suas dimensões ficavam reduzidas à normalidade.



Tendo por fim a valorização e apresentação do sítio ao público estão em curso acções de consolidação e restauro de mosaicos e estruturas arqueológicas, estando prevista a construção de um Centro Interpretativo e de Acolhimento a visitantes e a recuperação e musealização da casa rural do século XVI que apresenta no seu interior, ao nível do subsolo, vestígios da anterior ocupação romana. Encontra-se em preparação a edição de documentação de apoio ao visitante.

Sem comentários:

Enviar um comentário