sexta-feira, 24 de abril de 2009

As cores

A cor é uma percepção visual provocada pela ação de um feixe de fótons sobre células especializadas da retina, que transmitem através de informação pré-processada no nervo óptico, impressões para o sistema nervoso.


A cor de um material é determinada pelas médias de frequência dos pacotes de onda que as suas moléculas constituintes refletem. Um objecto terá determinada cor se não absorver justamente os raios correspondentes à freqüência daquela cor.

Considerando as cores como luz, a cor branca resulta da sobreposição de todas as cores, enquanto o preto é a ausência de luz. Uma luz branca pode ser decomposta em todas as cores (o espectro) por meio de um prisma. Na natureza, esta decomposição origina um arco-íris.


Psicologia das cores:

Na cultura ocidental, as cores podem ter alguns significados, alguns estudiosos afirmam que podem provocar lembranças e sensações às pessoas. Ás vezes, as pessoas no ano-novo colocam roupas com cores específicas para, no ano seguinte, ter o que a cor representa. Ex: se uma pessoa passa o ano novo de verde, ela pode esperar esperança para o ano seguinte. Muitas pessoas passam de branco, esperando a paz.


  • Cinza: elegância, humildade, respeito, reverência, sutileza; Vermelho: paixão, força, energia, amor, liderança, masculinidade, alegria (China), perigo, fogo, raiva, revolução, "pare";

  • Azul: harmonia, confidência, conservadorismo, austeridade, monotonia, dependência, tecnologia, liberdade, saúde;
  • Ciano: tranqüilidade, paz, sossego, limpeza, frescura;
  • Verde: natureza, primavera, fertilidade, juventude, desenvolvimento, riqueza, dinheiro (Estados Unidos), boa sorte, ciúmes, ganância, esperança;
  • Amarelo:velocidade, concentração, optimismo, alegria, felicidade, idealismo, riqueza (ouro), fraqueza, dinheiro;
  • Magenta: luxúria, sofisticação, sensualidade, feminilidade, desejo;
  • Violeta: espiritualidade, criatividade, realeza, sabedoria, resplandecência, dor;
  • Alaranjado: energia, criatividade, equilíbrio, entusiasmo, ludismo;
  • Branco: pureza, inocência, reverência, paz, simplicidade, esterilidade, rendição;
  • Preto: poder, modernidade, sofisticação, formalidade, morte, medo, anonimato, raiva, mistério, azar;
  • Castanho: sólido, seguro, calmo, natureza, rústico, estabilidade, estagnação, peso, aspereza.


Branco


A cor branca, ou simplesmente o branco, é a junção de todas as cores do espectro de cores. É definida como "a cor da luz", em cores-luz, ou como "a ausência de cor", em cores-pigmento. É a cor que reflete todos os raios luminosos, não absorvendo nenhum e por isso aparecendo como clareza máxima.


O Código HTML para a cor branca pura é #FFFFFF

Texto retirado de : http://pt.wikipedia.org/wiki/Branco



Preto


A cor preta ou negra é a mais escura do espectro de cores. É definida como "a ausência de luz", em cores-luz, ou como "a mistura de todas as cores", em cores-pigmento. É a cor que absorve todos os raios luminosos, não refletindo nenhum e por isso aparecendo como desprovida de clareza.


O código hexadecimal da cor preta é #000000.

Texto retirado de : http://pt.wikipedia.org/wiki/Preto



Vermelho


O vermelho (do latim vermillus – "vermezinho": a cochonilha) é a cor do sangue, sita no limite do visível do espectro luminoso (abaixo deste comprimento de ondas, o infravermelho, não é mais perceptível pela visão humana). Também é conhecida como escarlate ou encarnado. É cor-luz primária e cor-pigmento secundária, resultante da mistura de amarelo e magenta.

Significado psicológico:


Significa força, virilidade, feminilidade, dinamismo. É uma cor exaltante e até enervante. Impõe-se sem discrição. É uma cor essencialmente quente, transbordante de vida e de agitação.
Outros Exs: cereja, morango, sangue, desejo , fogo, força, energia, paixão, sexo. significa as lutas de um povo.

Texto retirado de : http://pt.wikipedia.org/wiki/Vermelho
Amarelo

O amarelo é uma cor-pigmento primária e cor-luz secundária, resultado da sobreposição das cores vermelha e verde. Encontra-se entre as faixas 565nm e 590nm do espectro de cores visíveis.
O amarelo era a cor-símbolo do Imperador da China, e por consequência, da Monarquia chinesa.
Para os estudiosos em segurança pessoal e patrimonial,é a cor mais adequada,pois qualquer corpo que tenha o amarelo como fundo,mesmo sob a escuridão é facilmente perceptível,sendo assim a cor recomendada para muros e portões. Em muitos países, o amarelo é usado para representar os táxis. A cor também costuma ser usada nas "páginas amarelas" das listas telefônicas para designar anúncios classificados.

Na natureza a cor amarela manifesta-se em frutos, flores e também em animais.
Sinal do semáforo que obriga o motorista que ainda não entrou na correspondente interseção ou ainda não atravessou a correspondente faixa de pedestres a não fazê-lo, exceto se estiver tão próximo do local de parada que a frenagem exigida possa vir a causar um acidente.
Cor de Laranja

A Cor laranja, cor-de-laranja, cor de abóbora ou simplesmente laranja ou abóbora, é uma cor terciária, pelo vermelho e o amarelo (uma primária e outra secundária, dependendo do caso) que, no espectro visível, tem um comprimento de onda aproximado de 620-585 nanómetros. Tem a mesma cor da fruta que lhe dá o nome.

É uma cor viva que geralmente é associada a euforia, uma disposição enérgica e muito usada para chamar a atenção. Estudos indicam que a cor laranja em um ambiente pode deixar as pessoas do recinto eufóricas. A cor laranja foi escolhida pelas Forças Armadas dos Estados Unidos como a cor a ser usada para coletes salva-vidas por ser muito visível e contrastante com a cor do mar, mesmo à noite, e também por ser uma cor pouco comum na natureza.

Algumas coisas que têm cor laranja: laranja (fruta); chama, fogo, ou brasa em madeira; mel silvestre olhado contra a luz, abóbora, etc.

Texto retirado de : http://pt.wikipedia.org/wiki/Cor_laranja


Ocre

Ocre é uma cor, variação do marrom. É uma cor muito utilizada em mapas, para representar densidade populacional e mapas demográficos. Ocre também pode ser uma argila colorida.

Também pode ser considerado, de acordo com livros de mitologia, seres misticos e jogos rpg, um ser parecido com o Ogre da mitologia grega. O Ocre mitológico diferencia-se do Ogre pelo tamanho e aspecto. Enquanto o Ogre é bastante agressivo, o Ocre prefere ser um ser mais passivo e "pensador".

Texto retirado de : http://pt.wikipedia.org/wiki/Ocre_(cor)




Cor de Rosa


O cor-de-rosa é uma cor intermediária entre magenta e vermelho. Existem, porém, muitas máscaras diferentes desta cor.


Simbologia:

O cor-de-rosa está culturalmente relacionada ao elemento feminino. A razão desta simbologia provém, da antiguidade, atribuída à cor rosada dos lábios carnudos, seios e partes íntimas (ver simbologia da rosa) de uma mulher no ideal clássico[carece de fontes?]. É hoje também relacionada com a temática do amor e da paz feminina, quando em tons claros, e com o atrevimento sedutor feminino em tons vivos e escuros


Texto retirado de : http://pt.wikipedia.org/wiki/Cor_de_rosa



Verde




O verde é uma cor-luz primária e uma cor-pigmento secundária composta pelo ciano e amarelo. Está aproximadamente na faixa de freqüência 550 nm do espectro de cores visíveis.
Verde também representa a luta no mundo de movimentos de proteção ao meio-ambiente.


Num semáforo, a cor verde geralmente representa "siga em frente" ou "passagem livre".


Expressões com o nome "verde":



  • É usado também como o antônimo de "maduro", como em: "a banana ainda está verde."

  • "Você viu um passarinho verde?" - se fala para alguém que aparenta estar encantado com algo.

  • É associada com a inveja, como em "verde de inveja".

  • É associada com a raiva, como em "verde de raiva";

Texto retirado de : http://pt.wikipedia.org/wiki/Verde


Azul


O azul é uma das três cores-luz primárias, e cor-pigmento secundária, resultado da sobreposição dos pigmentos ciano e magenta. Seu comprimento de onda é da ordem de 455 a 492 nanômetros do espectro de cores visíveis.

O azul costuma estar associado à frieza, depressão, monotonia. E, por isso mesmo, também à paz, à ordem, à harmonia. Entre os matizes, é o menos expansivo aos olhos.

Sinônimos: cerúleo, cárdeo, celeste, azul, safira.

Texto retirado de : http://pt.wikipedia.org/wiki/Azul

Violeta



O violeta ou roxo, é uma cor constituída pelos menores comprimentos de onda da luz visível, entre 455 e 390 nanómetros. Acima da freqüência do violeta (comprimentos de onda menores do que 390nm até 15nm) a luz passa a não ser mais visível, denominando-se ultravioleta.
Como pigmento, pode ser obtido da mistura de magenta e azul.

O violeta é uma cor fria presente em flores e organismos vegetais de maneira geral, mas seu pigmento é dificilmente extraído.

Hematomas, coágulos de sangue sob a pele, adquirem um tom violeta por alguns dias após uma pancada.

Diz-se que a luz violeta tem propriedades relaxantes e bactericidas.


Texto retirado de : http://pt.wikipedia.org/wiki/Roxo



Cinzento

Cinza é a cor intermediária entre o branco e preto. Em um modelo subtrativo de cores (CMYK), ou seja, de emprego de pigmentos, é obtido pela adição de preto. Em um modelo aditivo (RGB), ou seja, emprego de luzes, é obtido pela adição de quantidades iguais de vermelho, verde e azul. Duas cores são ditas complementares quando sua adição resulta em cinza.

Em diversas culturas é a cor associada à tristeza e a temas fúnebres.

A associação à tristeza da cor muito provavelmente tem inicio na infância quando aglomerações de nuvens em épocas de chuva costumam enclausurar a maioria das crianças em suas casas, impedido-as de sair e brincar. A cor do céu ganha então uma associação a reminicência desagradável, de solidão e felicidade impedida e sendo assim o sentido fixa-se na história do individúo, até o momento da sua morte.


Texto retirado de : http://pt.wikipedia.org/wiki/Cinzento



Castanho



Marrom, ou castanho, é a cor das castanhas, de alguma terra e dos olhos da maioria das pessoas.
Castanho é também o nome usado para designar a madeira do castanheiro.

Castanho como cor dos olhos:

A grande maioria da população mundial tem olhos escuros, variando desde castanhos até pretos. Olhos castanhos claros estão presentes em muitas pessoas, mas numa menor extensão. A maior parte dos habitantes da África, Ásia, e das Américas têm olhos castanhos.

Olhos castanhos também são encontrados na Europa, Oceania e América do Norte, apesar de que nos povos europeus, eles não sejam tão predominantes.


Texto retirado de : http://pt.wikipedia.org/wiki/Marrom


Bege



O bege é uma cor de tom próximo ao do Branco, porém subtilmente acastanhado..

Texto retirado de : http://pt.wikipedia.org/wiki/Bege

Sem comentários:

Enviar um comentário