quinta-feira, 16 de abril de 2009

Arte digital ou Arte de computador




A manipulação de fotos é uma das principais áreas de expressão da arte digital. Consiste em manipular uma fotografia, sendo esta manipulação visível além de mudança de cores.





Arte digital ou Arte de computador é aquela produzida em ambiente gráfico computacional.



Utiliza-se de processos digitais e virtuais. Inclui experiências com net arte, web arte, vídeo-arte, etc. Tem o objetivo de dar vida virtual as coisas e mostrar que a arte não é feita só a mão.


Existem diversas categorias de arte digital tais como pintura digital, gravura digital, programas de modelação 3D, edição de fotografias e imagens, animação, entre outros.




Os resultados podem ser apreciados em impressões em papéis especiais ou no próprio ambiente gráfico computacional. Vários artistas usam estas técnicas. Ao contrário dos meios tradicionais, o trabalho é produzido por meios digitais.




A apreciação da obra de arte pode ser feita nos ambientes digitais ou em mídias tradicionais. Existem diversas comunidades virtuais voltadas à divulgação da Arte Digital.




Arte digital, o fim da arte?

Não deixe que os séculos e séculos daquela arte palpável e maravilhosa, com textura, sensível ao toque, o impeça de apreciar com desprendimento essa nova arte volátil, efêmera, só porque ela é exposta em um pedaço de vidro.



Se a arte já foi um dia riscada nas pedras da cavernas, porque não pode hoje ser exposta em um pedaço de vidro luminoso ?


"Todas as artes contribuem para a maior de todas as artes,a arte de viver"

(Bertolt Brecht)


Sem comentários:

Enviar um comentário