quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Estádio do Algarve

O Estádio Algarve, em Faro, foi construído para o Campeonato Europeu de Futebol, o "Euro 2004", e tem uma capacidade total de 30305 lugares. O Sporting Clube Farense e o Louletano Desportos Clube são os clubes que jogam no estádio.



Tendo sido inaugurado a 23 de Novembro de 2003, teve o seu primeiro jogo oficial a 1 de Janeiro de 2004 e opôs em jogo amigável as equipas do Sporting Clube Farense e do Louletano Desportos Clube.







O primeiro grande evento foi a 18 de Fevereiro de 2004 aquando do jogo de preparação da selecção nacional para o Euro 2004 contra a Inglaterra.

Durante o Euro 2004 acolheu 2 jogos da 1ª fase (Rússia-Espanha e Grécia-Rússia) e 1 dos quartos-de-final (Holanda-Suécia).


A 12 de Julho de 2004, teve lugar o All Stars Game onde jogaram algumas das grandes estrelas mundiais do futebol (e não só), num evento organizado por Luís Figo de apoio às crianças mais desfavorecidas. A 2 de Julho de 2005 repetir-se-ia o mesmo evento.






A 4 de Agosto de 2004 o teve lugar o encontro de preparação para o Torneio Olímpico de Futebol entre as selecções de Portugal e do Paraguai.


A 15 de Março de 2005 realizou-se o XII Mundialito de Futebol Feminino. Disputaram-se os jogos relativos ao 3º e 4º lugar e a grande final do torneio.


A 24 de Abril de 2005 recebeu o jogo referente à 30º jornada, entre o Grupo Desportivo Estoril Praia e o Sport Lisboa e Benfica, a contar para o Campeonato Nacional da Superliga.



A 12 de Junho de 2005, foi palco do Algarve Summer Festival, por onde passaram artistas como Lenny Kravitz, Ivete Sangalo, Da Weasel e Orishas.




A 30 de Julho de 2005 jogou-se a final do Torneio Internacional de Futebol do Guadiana entre o Vitória de Setúbal e o Sporting Clube de Portugal, bem como o jogo para atribuição do 3º e 4º lugar entre o Real Betis Balompié e o Middlesbrough Football Club.


A 13 de Agosto de 2005 acolheu o jogo da Supertaça Cândido de Oliveira entre o vencedor do Campeonato (Sport Lisboa e Benfica) e o vencedor da Taça de Portugal (Vitória de Setúbal).


No dia 3 de Setembro de 2005 recebeu o jogo de qualificação para o Mundial de Futebol de 2006 entre as selecções principais de Portugal e do Luxemburgo, numa organização da Federação Portuguesa de Futebol.


Entre os dias 13 e 15 de Março de 2006, realizou-se o XIII Mundialito de Futebol Feminino, e foram disputados no Estádio Algarve os jogos entre os EUA e França, Alemanha e Noruega, 3º e 4º lugar e a final do torneio. O Estádio Algarve voltou a acolher nos dias 7 e 9 de Março de 2007, 4 jogos do XIV Mundialito de Futebol Feminino.

A 18 de Março de 2006 recebeu a última etapa do PT Rally de Portugal 2006 nas suas imediações, e a consequente cerimónia de entrega de prémios.


No verão de 2006, o Estádio Algarve afirma-se como o principal palco de espectáculos do Algarve, recebendo a segunda edição do "Algarve Summer Festival" nos dias 17 e 18 de Junho, por onde passaram artistas como Black Eyed Peas, James Blunt, Melanie C, Rui Veloso e Boss AC. A 28 de Julho, no "Algarve Rocks" tocaram Simple Minds, Sean Paul e Pitty.


A época de 2006/07 traria mais uma equipa para fazer do estádio a sua casa, o Portimonense SC, ainda que provisoriamente. Assim sendo, SC Farense, Louletano DC e Portimonense SC partilharam o Estádio Algarve sendo a casa de 3 das principais equipas algarvias durante essa época, fazendo assim jus ao seu nome.


Em 2007 o Vodafone Rally de Portugal, prova a contar para o mundial de ralis (WRC), faz do Estádio Algarve o ex-libris da prova transformando-o em autódromo e sediando aqui definitivamente toda a comitiva do rali. Foi retirado todo o relvado, sendo este substituído por uma pista automobilística, onde se realizaram nos dias 29 de Março e 1 de Abril duas etapas (Super Especiais) da prova perante uma assistência de 30 mil espectadores. Após o evento, a organização e patrocinadores instalaram um novo relvado, amovível, para que o estádio seja ainda mais versátil.


A 22 de Março de 2008 recebeu a final da estreante Taça da Liga (Carlsberg Cup).
A 11 de Fevereiro de 2009 a Selecção Nacional de Futebol recebeu a Finlândia em jogo de preparação.


O ano de 2009 trará volta a final da Taça da Liga (Carlsberg Cup) a 21 de Março. Segundo Hermínio Loureiro da LPFP, "o êxito da edição de 2008 e o forte empenho das autoridades regionais foram decisivos para que a Liga Portuguesa de Futebol Profissional decidisse voltar a realizar a final da Taça da Liga no Estádio Algarve".


Texto retirado de : http://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%A1dio_Algarve

Sem comentários:

Enviar um comentário